INFLUÊNCIA

PROJETO

Muito já se escreveu sobre a cultura do Rio Grande do Sul.

Essa história, que embora, conhecida, renasce através de uma releitura, buscando, nas entrelinhas, uma revisão de acontecimentos que se cruzam, se mesclam e perseguem fontes abrangentes para culminar com uma história concisa, de meticulosa pesquisa e enriquecida com fragmentos de textos com grafias originais, resultado de quinze anos de ininterrupta pesquisa de Henrique Fagundes da Costa.

Aliada aos textos, o projeto traz, de uma forma inédita, cenas basilares da formação da identidade gaúcha sob o olhar aguçado do fotógrafo Eduardo Rocha, produzindo imagem que são mais que recriações históricas, são testemunhos vivos que renascem das descrições literárias ganhando uma conexão com a pesquisa. Dessa forma, utilizando uma escrita ágil e substancial, aliada a um projeto gráfico arrojado, o livro oferece um conteúdo com uma grande carga cultural, valorizando o regionalismo e o culto às tradições gaúchas e dando novas perspectivas às novas gerações.

Pesquisa

O Projeto Influência conta com 15 anos de pesquisa. Neste longo processo, foram utilizadas centenas de fontes diretas, artigos e mapas. Muito importante no processo, foram visitados arquivos e museus em diversos países na América do Sul e Europa, para trazer um conteúdo com uma forte carga cultural respaldada por uma sólida pesquisa.

Fotografia

O Projeto Influência conta com fotografias produzidas exclusivamente para a obra. Para tal, buscamos referências na literatura e ilustrações de época, para recriar cenas basilares da cultura gaúcha. E assim como nas referências, buscamos também a utilização de vestuário e peças originais, dignas de museus, para dar toda a veracidade que buscamos representar.

Henrique Fagundes da Costa

Nasceu em Bagé, na Campanha gaúcha. Vindo de uma família de campo, cresceu em meio às atividades rurais, onde conviveu com as gentes simples que formam esse cenário que tanto o influenciou. Ainda cedo, começou a reunir antigas peças do universo gaúcho, como freios, esporas e estribos e que mais tarde seriam inspiração para o início dos estudos sobre os aperos, o gaúcho e a equitação crioula. Foi integrante da Comissão Jovem da Associação Rural de Bagé. La organizou o primeiro desfile histórico, embrião do Memorial do Gaúcho, que retrata os distintos períodos da nossa história, bem como um dos primeiros Concursos de Aperos do Brasil. Recentemente foi indicado para integrar a Comissão de Cultura da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos. Seus estudos e a busca incessante por novas fontes, levaram o autor a percorrer os caminhos da América, bem como buscar os rastros da cultura equestre no velho mundo, afim de encontrar as influências da Equitação Gaúcha. Com esse objetivo, pesquisou nos principais Museus do mundo, como no Vaticano, Louvre, Les Invalides e Britânico. Atualmente, reside em Porto Alegre, onde concilia a carreira de Médico Veterinário com as pesquisas históricas e atividades de cunho cultural. É autor de Influência e já está trabalhando no seu próximo livro.

Eduardo Rocha

Nasceu na fronteira, em Dom Pedrito/RS, divisa do Brasil com o Uruguai, vem da amplidão do Pampa gaúcho, onde se unem duas pátrias. Fez dessa vastidão e de sua intimidade a matéria prima para sua arte. O homem, o cavalo, a natureza, as marcas ancestrais do tempo. Fotógrafo e publicitário, mas sobretudo um olhar aguçado para as coisas essenciais da terra e sua gente. Andou por países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Canadá, África do Sul, Estados Unidos e Mongólia. Fez, nesses lugares, retratos que revelam sua essência: assombro e acolhimento do homem diante da força e do útero do ambiente. Faz também da fotografia um movimento. Dedicase à pesquisa e opera nos diferentes meios digitais, com criação, edição e produção. Move-se pela busca constante por imagens e reflexos do que é mais fundamental: o homem diante de si mesmo, do outro, da natureza.

Patrocínio:

Produção Cultural:

Editora:

Financiamento:

NEWSLETTER

Assine a newsletter do site Influência
para receber conteúdo exclusivo